NOTÍCIAS

CIDASC no Vl Simpósio Sul de Pós-colheita de Grãos

5 de junho de 2014


CIDASC no Vl Simpósio Sul de Pós-colheita de Grãos

Publicado por admin em 04/06/2014 –

Foto: Pedro Sergio

Sob fortes aplausos! Assim foi encerrada a palestra Classificação de Grãos na recepção da Unidade Armazenadora, proferida pelo Técnico Ezequiel Pelentir, ligado à Gerência de Classificação da CIDASC, lotado em Campos Novos.

O evento, desenvolvido em parceria com 52 instituições, privadas e públicas, contou com público superior a 500 assistentes na cidade de Chapecó, se desenvolvendo entre os dias três e cinco de maio. Seu foco é uma profunda e diversificada discussão da conservação de grãos, focada na manutenção da qualidade, redução do esperdício e aumento da eficiência. Estima-se que entre a produção e o efetivo consumo, se esperdice, no Brasil, aproximadamente 40% do volume produzido de produtos agrícolas. Embora seja aceitável algumas perdas, o caso brasileiro é chocante.

Os trabalhos desenvolvidos no Simpósio “Grãos sadios e a indústria de alimentos”, apontam para um déficit no sistema de armazenagem, como obstáculo para a eficiência do agronegócio.  As novas tecnologias são importante recursos para minimizar os custos de armazenagem e otimizar os recursos atualmente empregados  para manter grãos sadios para a produção de alimentos.

Foto: Pedro Sergio

A uma grande preocupação do setor  com a previsão do colapso  agronegócio,  caso não sejam feitos os investimentos  necessários  em infraestrutura.

No que tange a participação da CIDASC, a Gerência de Classificação levou classificadores para busca da melhor compreensão do papel da Classificação Vegetal como elo da cadeia de grãos, sendo a papel da CIDASC relevante e histórico por contribuir nas operações comerciais ao definir qualidade de produtos, facilitando o entendimento entre produtores/processadores e comercializadores. Muito embora empresas privadas também efetuem classificação vegetal, a CIDASC permanece como referência por ser empresa pública e com equipe técnica qualificada.

A palestra de Ezequiel Pelentir é o reconhecimento da CIDASC como empresa de referência, e o desempenho do palestrante não deixou qualquer dúvida no público presente no evento.


Voltar