NOTÍCIAS

*INFORMATIVO – 02 CAMPANHA SALARIAL 2019/2020.*

24 de maio de 2019


*EMPRESAS PRIVADAS*

 

*SINDICARNES* – Estivemos reunido com o atual secretário executivo do Sindicarnes Jorge de Lima onde foi acenado  a reposição do INPC hoje  em 5,07% .

*FAESC (SINDICATOS RURAIS) -* Nos reunimos no dia 15 de maio com o negociador, o qual solicitou  um tempo para conversar com a diretoria sobre os índices de reposição na próxima semana deveremos manter contatos novamente para saber qual  índice de correção será oferecido aos profissionais.

*OCESC- * Em reunião ocorrida no dia  de hoje (23/05) com o Dr. Gilson, tratamos de índice de reposição que ainda esta sendo trabalhado pelas cooperativas, segundo informação recebida a Aurora já acenou com a possibilidade de correção pela inflação do período, solicitou  um prazo ate o inicio de junho onde deve ter definido o índice a ser oferecido aos trabalhadores. Pelas informações recebidas de colegas o próprio sindicato preponderante  também não tiveram nenhum aceno por parte das cooperativas ainda levantamos a situação dos profissionais que atuam nas lojas agropecuárias e são responsáveis pelo caixa sobre a forma  de tratamento sobre a  quebra de caixa .

*SINDILEITE –* Ainda não tivemos nenhum contato do Sindileite sobre a convenção estamos agendando para a próxima quarta feira dia 29/05 uma reunião com o presidente do Sindileite para darmos inicio as negociações.

*FECOMÉRCIO (SINDICATOS DO COMÉRCIO)* – A  assessoria  jurídica do SINTAGRI ( Silvio Walter) ajuizou o protesto judicial  e a Fecomércio já foi notificada, na reunião realizada na SRTE no dia 30/04 com a presença do Rafael o negociador da Fecomércio pediu um prazo pois a reunião da diretoria da Fecomércio acontecera no dia 25/05, depois deste prazo estaremos cobrando a posição da Fecomércio sobre o assunto.

*SINDITABACO –* A  assessoria  jurídica do SINTAGRI ( Silvio Walter) ajuizou o protesto judicial  e estamos aguardando audiência na DRT.

Com todos os sindicatos patronais além do que descrevemos acima ainda  estamos tratando das questões *do quinquênio nas empresas onde ainda não há esta politica de valorização dos profissionais, da questão de aquisição de veículos através de convenio e das questões ligadas ao desvio de função.*

 

*EMPRESAS PÚBLICAS*

 

Dentro do que ficou acordado na ultima reunião ocorrida em 06/05/2019 fomos convocados para as reuniões de avaliação de pautas por grupo de sindicatos conforme quadra abaixo. O motivo da avaliação em separado  se deu em razão das pautas apresentarem particularidades de cada categoria.

Sindicatos Data Horário Local
SEAGRO/SIMVET/SENGE 21/05/19 10h Auditório – CEPA
SINDASPI/SINTRACASC/SINDECON 22/05/19  10h Auditório – CEPA
SINTAGRI/SAESC/SINDQUÍMICA/SINTEC/SINCESC 23/05/19  16h Auditório – CEPA

 

O que de  concreto aconteceu na reunião realizada  no dia 23 foi a informação de que  a Secretária aguarda  Resolução do CPF autorizando um pré-acordo por 120 dias contados a partir de 1º de maio.

Quanto as cláusulas sociais ,tratamos   com ênfase a cláusula  de Plano de Saúde,  que mesmo tendo caráter econômico deve sofre alteração urgentemente , caso isso não aconteça os  Planos de Saúde  das empresas correm sérios riscos, o que atinge diretamente todos os trabalhadores Quanto

as demais cláusulas já constantes de nossos acordos  serão mantidas, sugerimos algumas alterações  conforme nossa pauta o que a principio  houve entendimento por parte das empresas e da secretária  sendo as mesmas motivo de  analise  da secretária e CPF  juntamente com as novas clausulas, constantes da Pauta de reivindicações. O ponto positivo foi a oportunidade de  podermos abordar, discutir  e defender as clausulas retiradas em assembleia, o que não havia acontecido nos últimos anos.

Estiveram presentes na Reunião os representantes do SINTAGRI,SAESC e SINDIQUIMICA   e por parte da Secretaria o Assessor Jurídico Carlos Magno e o Secretário Adjunto Ricardo Miotto.

Quanto as Cláusulas econômicas a posição continua sendo a mesma do dia  06/05 com a proposta de *reposição de zero com um agravante sem renovação da clausula de Garantia de Emprego*.Informamos aos negociadores na mesa que não iremos abrir mão da reposição e que todos os esforços serão usados para que isso aconteça.

*Portanto colegas  precisamos estar preparados, organizados e acima de tudo mobilizado para que isso aconteça, não esqueçam que o sindicato somos cada um de nós.*

 

*NINGUÉM É MAIS FORTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS.*

 

 

*Acompanhe as informações sobre o movimento dos Técnicos Agrícolas de Canta Cataria e sobre a* *Campanha Salarial  acessando :* https://www.tecnicoagricolasc.com.br/

ou pelo https://www.facebook.com/Sintagriatasc/


Voltar