NOTÍCIAS

INFORME NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS 2016/2017.

24 de maio de 2016


Desde que repassamos nossas ultima informação sobre as negociações trabalhista o cenário continua o mesmo nas empresas publicas, mas nas empresas privadas houve avanços e proposta foram apresentadas conforme informações abaixo:

EMPRESAS PRIVADAS

FAESC – Estivemos reunidos com o negociador da FAESC que apresentou contra proposta ao SINTAGRI oferecendo a correção plena da inflação do período de 9,84% a todos os trabalhadores abrangidos pela FAESC e a correção do piso pelo índice de reajuste do Salário Mínimo Regional que foi de 11,11% e aceitaram incluir a clausula de liberação para participar das assembleias trabalhistas quando necessário, mantendo-se as demais clausulas inalteradas, após consulta fomos autorizados a assinar, sendo assim a Convenção já foi encaminhada a da SRTE , bastando tão somente fazer o encaminhamento da solicitação de registro que já foi encaminhada a FAESC para assinatura.
FECOMÈRCIO – estivemos reunidos com o Dr. Rafael negociador por arte da Federação, nos comprometemos a entregar uma minuta da proposta de convenção para análise e deliberação do conselho da Fecomércio .Amanhã, 25 de maio estaremos protocolando o referido documento, para que seja dado o encaminhamento legal pelo negociador.
SINDILEITE – Estivemos reunidos com o presidente do sindileite no ultimo dia 16 de maio que afirmou não ter uma proposta para apresentar já que estavam ainda em negociação com o majoritário.
Hoje 24 de maio recebemos dele uma ligação com a seguinte proposta, reajuste de 7%e instituição de um vale alimentação no valor de R$ 90,00, mantendo-se as demais clausulas inalteradas, solicitamos aos que são representados pelo SINTAGRI e prestam serviço aos Lacticínios se manifestarem ate o dia 27/05/2016 sobre o assunto, e segunda feira estaremos dando retorno ao SINDILEITE sobre a proposta.
OCESC – Estivemos em contato com o Dr. Gilson que informou não ter nada de oficial por parte das cooperativas, sendo assim solicitamos aos colegas que busquem se informar se já há negociações entre as cooperativas e os sindicatos majoritários e nos informem, para termos parâmetros de conversa com a OCESC.
SINDICARNES – Temos agendada uma rodada de negociações para o próximo dia 31/05 as 10:00 horas sendo assim solicitamos aos colegas que busquem se informar se já há negociações entre as cooperativas e os sindicatos majoritários e nos informem ate a próxima segunda feira dia 30.

EMPRESAS PUBLICAS

CIDASC E EPAGRI – Tivemos uma primeira rodada na SRTE ainda no mês de abril, onde nos foi apresentado pelas empresas a Resolução do Grupo Gestor do Governo que proíbe qualquer correção salarial aos servidores até o dia 31/12/2016, a qual já demos divulgação a todos os colegas.
Diante do ocorrido e para não corrermos o risco de perdermos a data base (01/05) ,e de acordo com o que foi deliberado nas assembleias, fizemos o ajuizamento do dissidio da EPAGRI e da CIDASC.
Na manha de hoje estivemos reunidos com o Secretário Adjunto da Agricultura em conjunto com os demais sindicatos.
Esta agenda de negociações foi convocada pelo Spies para apresentação da contra proposta do Governo, a proposta apresentada nada mais era do que a entrega mais uma vez da dita Resolução do Grupo Gestor, o que consideramos uma tremenda falta respeito para com todos os que lá estavam, já que este tipo de informação poderia ter sido repassado por e-mail , e mais uma vez foi nos informando a impossibilidade de qualquer avanço por parte do governo.
Frente ao quadro que está se desenhando há fortes possibilidades de que nossos acordos este ano vá a julgamento na justiça do trabalho.
Em breve avaliação que fizemos junto com os demais sindicatos após a reunião concluímos que em algum momento é como forma de garantir a reposição das perdas do período de maio/2015 a abril/2016 , deveremos nos unir e se for o caso radicalizar nossas campanhas.
Portanto a mobilização de todos os trabalhadores independente à que sindicato pertença este ano deve ser maior ainda.


Voltar